Plano de classificação

Forma Autorizada do Nome:Comissão para o Alojamento de Refugiados [CAR]Tipo de Entidade:Pessoa ColectivaFormas Paralelas do Nome:CAR - Comissão para o Alojamento de RefugiadosDatas de Existência/Actividade:1976 - 1987História:A Comissão para o Alojamento de Refugiados (CAR) foi criada em 1976 por um despacho conjunto dos Ministérios da Habitação, Urbanismo e Construção e dos Assuntos Sociais, com o objetivo de coordenar e desenvolver ações que permitissem encontrar soluções habitacionais para os refugiados das ex-colónias africanas que foram alojados de emergência em unidades hoteleiras concentradas nas áreas de Lisboa e do Algarve.
Em 1982, o Decreto-Lei n.º 214/82 extinguiu o Fundo de Fomento da Habitação (FFH), que integrava os programas de habitação desenvolvidos pela CAR, e o processo prolongou-se até 1987, período durante o qual a gestão do património do FFH esteve a cargo da Comissão Liquidatária do Fundo de Fomento da Habitação. A CAR foi integrada no âmbito das atividades do FFH, que abriu uma conta especial para o financiamento daquele programa, a designar-se "Ex-Programa CAR".
Em 2 de agosta de 1983, pelo Despacho conjunto A-23/83-IX, dos Ministérios da Finanças e do Plano e do Equipamento Social, e na sequência da extinção do FFH, "fica autorizada a Comissão Liquidatária do Fundo de Fomento da Habitação a transmitir para as câmaras municipais interessadas os fogos de pré-fabricação ligeira construídos ou em construção nos terrenos dessas câmaras e oriundos dos programas CAR (...)".
Estatuto:PreliminarNível de Detalhe:MínimoIdioma/Escrita:PortuguêsFontes e Bibliografia:Centro de Acolhimento para Refugiados (CAR 2) – CPR. https://cpr.pt/centro-de-acolhimento-para-refugiados-car-ii/Bairro CAR de Camarate - Monumentos. http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=31042Bairro CAR de Camarate - Monumentos. https://bing.com/search?q=comiss%c3%a3o+para+o+alojamento+de+refugiados+%5bcar%5dAlojamento de requerentes de proteção internacional em Portugal. https://cpr.pt/alojamento-de-requerentes-de-protecao-internacional-em-portugal/