Plano de classificação

Cine-Teatro São Pedro - Programação de Novembro de 1970Data de Produção Inicial:1970-12-01Data de Produção Final:1970-12-31Nível de Descrição:Documento simplesExtensão/Dimensão:1Suporte:PapelMenções de Responsabilidade:Cine-Teatro S. PedroÂmbito e Conteúdo:Transcrição do texto "Os Labregos" incluído no programa.

"Por acharmos curioso e tendo em atenção que por cá também aparece "disto", embora em número reduzido, fielmente transcrevemos do Jornal de Estarreja de 14 do corrente parte do artigo

Os Labregos

Dantes conheciam-se os labregos com a maior das facilidades. Pelas chancas ou pelos tairocos. Pela fralda de fora ou pelo barrete. Hoje, porém, já não é assim. Porque tivessem acabado os labregos? Não. Eles continuam a andar por aí, numa proliferação incontida, num à-vontade que se compreende e aceita, mas que tem o seu quê de esquisito, pernicioso e incomodativo. Eles vão ao café e ao cinema. Andam na rua, a pé ou de carro. Mas não deixam de ser labregos! Vão ao baile ou ao cinema. Mas não deixam de ser labregos! Lêem jornais e revistas. Ouvem rádio e vêem televisão. E continuam a ser labregos! Labregos disfarçados de gente preparada e capaz de viver e conviver segundo as normas e conveniências sociais. Sim, disfarçados. Porque andam a querer dar-se aparências de gente normal, sensata e ordeira, mas acabam por se revelar em tudo o que há precisamente de contrário: Uns autênticos brutamontes!
Sabem como se comportam os labregos no cinema, por exemplo? Reparem: entram a qualquer hora e de qualquer maneira. Batendo ao pés no chão; falando alto, numa descontração desconcertante. Quando se sentam, atiram com o tampo da cadeira, viram-se para o lado e dizem para o parceiro do lado, quase gritando: É pá tás aqui? Bamos lá ber esta bodega! E depois é um nunca mais acabar de comentários, de gritos, de assobios…

Para finalizar: só enfiará o barrete quem quiser."
Tradição documental:OriginalIdioma/Escrita:PortuguêsDescritores:CinemaConcelho:EspinhoFreguesia:EspinhoCódigo de Referência:PT/MESP/CMESP/007/1970/1970:1201